terça-feira, 6 de maio de 2014

Intocável e inefável










Poesia no Pentecostes

Quem és Tu, doce luz que me cumula
E ilumina as trevas do meu coração?
Tu guias-me como a mão de uma mãe
E, se me largasses
Eu não poderia dar nem mais um passo.
Tu és o espaço
Que envolve o meu ser e o abriga em Ti
Se o abandonasses, afundar-se-ia no abismo do Nada
De onde o tiraste para o elevares até à Luz.
Tu, mais próximo de mim
Do que eu mesma estou,
Mais íntimo
Do que as profundezas da minha alma,
E, contudo, intocável e inefável
Para além de todo o nome Espírito Santo, Amor Eterno!

Não és Tu o doce maná
Que, do coração do Filho
Transborda para o meu, Alimento dos anjos e dos bem-aventurados?
Aquele que se ergueu da morte à vida
Acordou-me também a mim
Do sono da morte para uma vida nova,
E, dia após dia,
Continua a dar-me uma nova vida,
Cuja plenitude um dia me inundará,
Vida saída da Tua Vida.
Sim, Tu mesmo,
Espírito Santo, Vida Eterna!


Santa Teresa Benedita da Cruz (1942)

sábado, 19 de abril de 2014

O amor de Deus é a flor – a misericórdia o fruto.

Que a alma que desconfia leia estes louvores à misericórdia e torne confiante.

Misericórdia Divina, que brota do seio do Pai, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, atributo máximo de Deus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mistério inefável, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte que brota do mistério da Santíssima Trindade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nenhuma mente, nem humana nem angélica, pode perscrutar, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, da qual provém toda a vida e felicidade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mais sublime que os céus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de milagres e prodígios, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que envolve o universo todo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desce ao mundo na Pessoa do Verbo Encarnado, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que brotou da Chaga aberto do Coração de Jesus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, encerrada no Coração de Jesus para nós e, sobretudo para os pecadores, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, imperscrutável na instituição da Eucaristia, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na instituição da Santa Igreja, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, no sacramento do santo batismo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na nossa justificação por Jesus Cristo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha por toda vida, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos envolve de modo particular na hora da morte, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos concede a vida imortal, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha em todos os momentos da vida, eu confia em Vós.
Misericórdia Divina, que nos defende do fogo do inferno, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na conversão dos pecadores endurecidos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, enlevo para os anjos, inefável para os santos , eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, insondável em todos os mistérios de Deus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos eleva de toda miséria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de nossa felicidade e alegria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que do nada nos chama para a existência, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que abrange todas as obras das Suas mãos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que coroa tudo que existe e que existirá, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na qual todos somos imersos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, doce consolo para os corações atormentados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, única esperança dos desesperados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, repouso dos corações, paz em meio ao terror, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, delícia e êxtase dos santos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desperta a confiança onde não há esperança, eu confio em Vós.

        Ó Deus eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a Vossa misericórdia, para que não desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à Vossa santa vontade, que é Amor e a própria Misericórdia.
     Ó insondável e inesgotável misericórdia Divina, quem Vos poderá venerar e glorificar dignamente?
       Atributo máximo de Deus onipotente, Sois a doce esperança para o homem pecador.
         Uni-vos em um só hino, estrela, terra e mar, e, de comum acordo, graciosamente cantai a inconcebível misericórdia Divina.  (D 949)

Leilão beneficente

       Leilão beneficente 

        Neste sábado 03 de maio, haverá uma noite de leilão em prol da construção da Capela (igreja) em Surubim. Na casa de Ezequiel, Sítio Pai Joaquim, próximo à casa de Valdemar (popular Seu Preto).
         Você é nosso convidado. Se possível leve um leilão ou vá rematá-lo. Aceitamos também doações. Mas se não for possível nem uma coisa ou outra, será bem vindo do mesmo jeito.   
  






terça-feira, 8 de abril de 2014

Aridez


Os ensinamentos da aridez espiritual

A vida espiritual também é permeada por securas, tempo de aridez, falta de gosto, solidão, desânimo... Nesses períodos, somos privados das consolações sensíveis e espirituais, e isso, mesmo que não entendamos, favorece nosso crescimento na vida de oração e na prática das virtudes.
Apesar de muitos esforços de disciplina na vida espiritual, as pessoas não sentem gosto na oração; ao contrário, experimentam nela o cansaço, o desânimo, a ausência da presença de Deus, como se Ele tivesse se esquecido delas, e o tempo parece que não tem fim.
Poderíamos dizer que a fé e a esperança estão adormecidas. A alma parece envolta numa espécie de torpor. É um tempo penoso, visto que não se experimenta a alegria. Mas, ao mesmo tempo, nessa época, Deus trabalha em nós. Jesus mesmo disse que “o seu Pai continua trabalhando”. Deus trabalha sempre em nosso favor, e como já dizia o apóstolo Paulo: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.
De modo que esse tempo de secura nos ajuda a nos desprendermos de tudo o que não proclama o senhorio de Jesus em nossa vida, nos ensina e nos educa a buscar Deus por aquilo que Ele é e não por aquilo que Ele pode nos oferecer. Ajuda-nos a viver o abandono e n'Ele nos perder. Elisabete da Trindade, grande mística carmelita, dizia: “É preciso deixar tudo para abraçar Aquele que é Tudo”.


Monsenhor Jonas Abib

terça-feira, 1 de abril de 2014

Papai


Na hora de dormir

Pai?

Papai?
O que foi filho?
Estou com medo.
O papai está aqui. Mas você está com medo do quê?
Estou com medo de crescer. De ficar grande igual ao senhor.
De crescer e ficar igual a mim? Mas isso vai demorar muito filho.
Vai não papai...
Você está chorando filho? Fica tranquilo o papai vai dormir com você. Dorme também amanhã a gente conversa mais.
Onde está seu pai?
Meu pai? ... ele... ele viajou pra um lugar muito lindo.
Ele te amava como o senhor me ama?
Sim filho, mas porque essas perguntas?
Então, por que ele não levou o senhor com ele para este lugar tão lindo?
Ah filho, ele precisava ir só.
Está vendo papai, por isso que tenho medo de crescer e ficar grande igual ao senhor. 
Filho, dorme. Amanhã nós vamos passear no jardim. E o papai pega aquelas borboletas que você tanto gosta.
Pai, diga a verdade!
De que verdade você quer saber?
O vovô vai voltar? 
Filho, ...
Oi, fala papai. Por que seus olhos estão chorando?
Ah filho, as vezes gente grande também chora.
Papai, quando eu for grande e o senhor precisar ir pra esse lugar bonito, não se preocupe, eu sei que o senhor me ama.
Que bom. O papai e a mamãe te ama muito, muito...
Agora pode dormir papai, eu amo o senhor e a mamãe também.
Boa noite filhão.Que Deus te abençoe!
Papai?
Que foi?
Posso te dar um abraço?
Claro meu anjo!
Quando eu for grande... deixa pra lá!




Luiz Oliveira





segunda-feira, 17 de março de 2014

A força do amor


Cristãos evangélicos e católicos rezam juntos na Canção Nova
Encristus reúne centenas de cristãos em prol da unidade. (FOTO: Natalino Ueda/CN)

         Na tentativa de realizar a palavra de Jesus que está no Evangelho de São João, “Que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17, 20-26), cristãos evangélicos e católicos participam juntos do Encristus, na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).                                                                                                                                  O Encontro de Cristãos na busca da Unidade e Santidade (Encristus) acontece entre os dias 14 e 16 de março, com o tema “Ele pôs em nossos lábios a palavra da reconciliação” (2 Co 5:19).                                                                                                                 Centenas de pessoas, vindas de diversas partes do Brasil, participam do evento e representam Igrejas Evangélicas e novas expressões da Igreja Católica de todo o país. São padres, pastores, bispos, religiosos e religiosas, membros de movimentos e novas comunidades. Todos na busca da unidade cristã.
(trecho do artigo de André Cunha
Da redação) site www.cancaonova.com - você acessará o artigo completo.

... acesse o site http://www.encristus.com.br

quinta-feira, 13 de março de 2014

Eu quero

       Conduza-me Espírito Santo

         Para ser cheio do Espírito Santo, em primeiro lugar, é preciso tomar uma decisão: "Eu quero". Nosso coração é um sacrário inviolável. Nele, só entra Deus. O encardido deseja controlar nossa cabeça, nossos pés, roupas, ideias, pertences, porque não pode dominar nosso coração. E tal decisão surge dentro de nós, é a nossa opção fundamental. Hoje convido-o a essa decisão:
       "Eu quero, eu me decido ser novamente repleto do Espírito Santo. Eu quero ser cheio do Espírito Santo. Batiza-me, Senhor, no teu Espírito.  A minha alma está sedenta, cura-me, Senhor, no teu Espírito. O meu coração está ferido. Vem, Água Viva, eu preciso, eu tomo hoje essa decisão de ser cheio do Espírito Santo. 
         Eu te peço, batiza-me, Senhor, no teu Espírito, eu necessito dessa nova efusão. Vem, Água Viva de Deus, sobre o meu coração, sobre a minha alma, eu peço agora, batiza-me, Senhor."

Trecho do livro "Renovados pelo Espírito Santo" página 96, do Pe Léo, SCJ.